Link para download gratuito (sistema operacional Android ou IOS): https://linktr.ee/soutec

Contato para esta pauta: Assessoria de Comunicação do NEES/UFAL: (11) 9.9125.9459
E-mail: comunica@nees.ufal.br

As 72 questões que fazem parte do teste de interesses são fruto do trabalho do professor e pesquisador Mauro Magalhães, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em orientação ocupacional e desenvolvimento de carreiras, o professor desenvolveu as questões para o aplicativo com base nos estudos do norte-americano John Lewis Holland.

Consolidada na área da psicologia, a teoria criada por Holland reúne evidências empíricas de sua validade ao longo de mais de 60 anos. “Holland postulou que as pessoas e os ambientes de trabalho podem ser caracterizados de acordo com seis tipos vocacionais e ambientais, a saber: realista (R), investigativo (I), artístico (A), social (S), empreendedor (E) e convencional (C). Na verdade, cada indivíduo ou ambiente possui características de todos os seis tipos em maior ou menor grau”, sintetiza Magalhães.

O download da ferramenta é gratuito e serve para ajudar a identificar o próprio perfil profissional, além de localizar os cursos técnicos que têm potencial para atender a formação do perfil de forma mais adequada.

O aplicativo Soutec, promete estimular os estudantes brasileiros a escolher um curso técnico sob medida, que atenda seu perfil de interesses. Desenvolvida por um grupo de especialistas em computação aplicada à educação de diversas universidades públicas brasileiras, todos eles vinculados ao Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a pedido do Ministério da Educação (MEC).

“É fantástico ter a oportunidade de ver a mudança que a gente está fazendo na vida das crianças”, revela o professor Seiji Isotani, do ICMC da USP São Carlos, que faz parte do time de pesquisadores que criou o Soutec, ao se impressionar com uma cena enquanto acompanhava a apresentação do aplicativo para uma turma do novo ano do ensino fundamental da escola estadual professor Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos: “É fantástico ver um jovem que tem o sonho de ser jogador de futebol responder às questões do teste profissional do aplicativo e, a partir da análise do perfil, descobrir que também tem interesse em trabalhar em uma parte técnica, em cuidar das pessoas. Isso abre um leque de oportunidades para a vida dessa criança.”

Na opinião de Silvana Tonon, professora de ciências que acompanhou os alunos da Sebastião de Oliveira Rocha enquanto usavam o Soutec na sala de aula, a ferramenta pode auxiliar em um momento muito precioso: no próximo ano, devido ao novo ensino médio, esses estudantes precisarão decidir em qual área querem aprofundar os conhecimentos. “Então, é uma época de muitas dúvidas, e o aplicativo já indica uma afinidade com uma área. Mesmo que eles não queiram fazer o curso técnico agora, pelo menos já tem uma indicação de onde eles poderão se dar bem”, ensina a professora.

“O aplicativo estimula o protagonismo juvenil, ou seja, incentiva que os jovens escolham algo para fazer no futuro, pensem em uma profissão desde o ensino fundamental. As oportunidades não existem apenas nas universidades, há opções para resolver os problemas do nosso país também para quem faz ensino técnico”, ressalta Isotani

O lançamento oficial do Soutec no auditório do MEC  aconteceu no dia 3 de junho, em Brasília. Durante o evento, foi a vez dos estudantes do nono ano do Centro de Ensino Fundamental 102 Norte experimentarem o aplicativo. Ágeis, enquanto ouviam as falas dos palestrantes, os jovens clicavam sem parar nas telas de seus celulares respondendo às 72 questões do teste de interesses. 

Como a proposta nasceu – A demanda surgiu da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, que identificou a necessidade dos jovens brasileiros conhecerem os cursos oferecidos pela rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. A ideia partiu de Vanessa Cristini da Silva Matos, que estava trabalhando na Setec no final de 2020: “Eu pensei em um aplicativo porque a maioria dos alunos tem esse recurso: está na mão, é mais fácil do que um computador, e a gente poderia fazer essa versão sem necessariamente ter internet para usar a ferramenta”, revela a funcionária, que hoje é assessora na Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do MEC.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

CÂNCER: UM DESAFIO COMPARTILHADO – Junte-se à causa de Bruna Monteiro

CÂNCER: UM DESAFIO COMPARTILHADO – Junte-se à causa de Bruna Monteiro

AÇÃO ESPECIAL – OUTUBRO ROSA 2023 – CLIENTE VOLUNTÁRIO. Cada ajuda pela plataforma, será convertido em lápis de sobrancelhas dermocosméticos hipoalergênicos que serão doados aos pacientes em tratamento oncológico. Quatro ‘Clientes Voluntários’, nome carinhoso que ela denomina aqueles que compram o lápis-presente para a campanha, serão sorteados para receber brindes dos parceiros que querem estimular a compra dos itens para doação…

ler mais