Roteiro:

ciências, observações de eventos e corpos celestes.

 

Telefones:

16) 3373-9191

 

Visita guiada:

Gratuito:

visita sem monitoria, incluindo o Jardim Céu, pode ser visitado todos os dias da semana a qualquer hilário. Jardim Céu com monitores: 14h-17h. Observações noturnas: sexta, sábado e domingo das 20h às 22h. Observação solar: todo segundo domingo das 10h às 12h e último domingo das 14h às 16h

 

Visita pedagógica:

A Sessão Astronomia (Palestras): sábados às 21h. Terças, quartas e quintas são reservadas para visitas orientadas para escolas e instituições.

Endereço:

Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 – Centro – São Carlos/SP.

 

Que tal um passeio pela área do conhecimento mais antiga da humanidade, a astronomia? O Observatório da Universidade de São Paulo, em São Carlos, é uma atração permanente oferecida pela Coordenadoria de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da universidade. O nome oficial do observatório é Centro de Divulgação da Astronomia (CDA) e foi criado em abril de 1986. É gratuito e um dos destaques da visita é observar os corpos celestes através do telescópio refrator Grubb, de fabricação irlandesa. 

Todo o projeto arquitetônico do prédio foi concebido de modo a privilegiar a observação astronômica. O primeiro andar abriga a sala de instrumentação, o relógio solar e uma área externa para observação celeste. No segundo piso a cúpula do telescópio Grubb e um vão livre usado pelos visitantes para a observação com binóculos, lunetas e os telescópios refrator Zeiss (baseado em lentes) e o Newtoniano-Dobsoniano (funciona com espelhos). Esses equipamentos foram cedidos pela instituição e têm acompanhamento dos monitores. 

 

Anuncie aqui

No local, há um espaço especial chamado Sessão Astronomia, onde acontece desde 1992, aos sábados, às 21 horas, uma palestra com até uma hora de duração, com assuntos variados que retratam temas atuais e ligados ao cotidiano das pessoas. As palestras são dirigidas sempre por um dos dez alunos-monitor do Centro, usando linguagem simples para explicar fenômenos astronômicos, conhecimento acessível a públicos de todas as faixas etárias.

Para conferir com mais nitidez o solo lunar e os efeitos das sombras, sugerimos a observação na fase quarto crescente em vez da cheia. A iluminação lateral do solo lunar evidencia o relevo da Lua. Se as condições atmosféricas e do céu estiverem favoráveis e com pouca nebulosidade, é possível observar planetas, estrelas, nebulosas e outros astros. 

TURISMO

Os melhores roteiros de São Carlos