No sábado dia 12 de novembro o Sesc traz dentro do especial Sonora Brasil a oficina e prosa sobre o Batuque de umbigada e o show com Casa de Batuqueiro a partir da 14h com entrada grátis.

Prosa com Batuque 
Com o professor Antonio Filogênio Paula e Batuque de Umbigada
Uma conversa sobre a História da África Bantú e suas influências na cultura Oeste Paulista até a Tradição do Batuque de Umbigada na região de Piracicaba, Tietê e Capivari. Além da vivência com os instrumentos, canto e a dança. Das 14h às 16h no Teatro. Retirada de senha na loja Sesc com 30 minutos de antecedência. Lugares limitados, evento gratuito – 10 anos.

Batuque de Umbigada
Casa de Batuqueiro
O termo batuque de umbigada refere-se as práticas negras envolvendo tambores. A palavra umbigada, neste caso, trouxe a identificação de uma parte da dança em que se tocam os umbigos entre a energia feminina e masculina como celebração da vida e ao elo com a ancestralidade, às 17h30 na área de convivência interna. Grátis. Livre

E no domingo no SESC São Carlos, tem show com Sara Donato com a participação especial de Stevan, Nega, MC Primitivo, Escuridão, Carlinhos, CV$NHX e DJ Tayan e abertura com as Batalhas de Rima de Sanca

Para comemorar os 10 anos de seu primeiro álbum solo, Made in Roça, a rapper Sara Donato reúne-se no palco com novos artistas independentes da cena rap de São Carlos. Relembrando suas raízes na cidade e refletindo sobre sua trajetória no rap, Sara pretende dar visibilidade a jovens como ela, que tiveram suas vidas transformadas pela arte e estão na luta para viver dela.

Dia 13/11, domingo, às 15h – Galpão Grátis com retirada de ingressos limitada a 1 por pessoa, com 1 hora de antecedência, na loja Sesc. Lugares Limitados.14 anos

Já no Distrito de Santa Eudóxia tem 7ª Festa do Torresmo no final de semana

No sábado 12/11, a festa começa às 18h na Praça 500 Anos. A partir das 19h começam os shows musicais com a cantora Renata Arab, seguindo às 20h com a Banda Sonora com muito flashback e MPB e encerrando com a Banda KM 235 (Country), a partir das 21h30.

No domingo 13/11, a festa começa mais cedo. A partir das 9h acontece o Desfile de Cavaleiros, Amazonas, Gaiolas e Motos; ao meio dia começa o Encontro de Violeiros; já ás 16h quem ocupa o palco da 7ª Festa do Torresmo é a Banda Ricardo Piovato; por volta das 17h30 tem o show com os Defensores da Catira; 18h30 a dupla João Carlos e Bruno levanta a poeira no Distrito de Santa Eudóxia; a Banda Tradição encerra os festejos a partir das 20h.

O evento é gratuito e realizado pela Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria de Esportes e Cultura, na Praça 500 anos, no distrito de Santa Eudóxia.