Para que você entenda o que são os polímeros, basta olhar a sua volta: sua garrafa d’água de plástico, o material emborrachado dos seus fones de ouvido, o case do seu smartphone e até mesmo os pneus do carro da sua família.

Os polímeros também compõem a sua estrutura física! Muitas proteínas em seu corpo são definidas como polímeros. Considere, por exemplo, a queratina, a substância da qual seu cabelo e unhas são feitos, até mesmo o DNA em suas células é composto por um polímero.

Uma das três classes de materiais estudados na engenharia são os polímeros. Esse grupo tomou conta do desenvolvimento tecnológico a partir do século passado e hoje está presente nas mais diversas aplicações, sejam elas as cotidianas ou as de maior complexidade.

A importância dos polímeros nas nossas vidas é evidente quando observamos suas aplicações em todos os setores da indústria e em áreas totalmente diversas. Veja só que interessante: os polímeros são produzidos por um processo químico, conhecido por polimerização, sendo a reação que une quimicamente as moléculas de monômero, dando origem às macromoléculas.

Através de materiais poliméricos podemos ser beneficiados com soluções e serviços laboratoriais, bem como técnicos para o setor industrial atuando em diversos segmentos como: automotivo, embalagens, construção civil, petroquímico, farmacêutico, agrícola, energético, eletroeletrônico, saneamento, médico-hospitalar, cosméticos e higiene pessoal.

E tem empresa em São Carlos fazendo a diferença mundo a fora: Henrique Finocchio – Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Afinko Soluções em Polímeros Ltda., conversou com a nossa reportagem e enfatizou que a empresa tem contribuído com desenvolvimento sustentável:

“Uma de nossas áreas de atuação é o desenvolvimento de materiais poliméricos sustentáveis. Criamos para nossos clientes composições que utilizam materiais reciclados ou biodegradáveis como base e também aditivos feitos com resíduos vegetais industriais como bagaço de cana e de laranja, pó de café usado, entre outros. Nossos clientes já lançaram no mercado produtos que utilizam os materiais desenvolvidos por nós, e é uma alegria enorme saber que já fazem parte do dia a dia de muitas pessoas”, ressaltou.

Muitos pesquisadores têm avançado no desenvolvimento de materiais biodegradáveis e biopolímeros. Além disso, a moldagem por impressão 3D se credencia cada vez mais como um processo do futuro próximo e já é possível usar materiais reciclados e biodegradáveis na impressão de produtos:

“A tecnologia de reciclagem avançou muito, os conceitos de circularidade estão cada vez mais difundidos e fazendo parte da rotina das pessoas, a criação e produção de polímeros biodegradáveis aumenta exponencialmente, entre outros avanços em andamento”, comentou Finocchio.  

A Afinko tem foco na prestação de serviços de análises laboratoriais em polímeros. Entre os serviços oferecidos estão análises de falhas em produtos, desenvolvimento de novas composições de materiais, controle de qualidade e etc. De acordo com alguns indicadores deste ano, a empresa terá um crescimento de mais de 30% na quantidade de trabalhos realizados e um aumento de 25% no número de colaboradores.

Quando se trata de inovação e tecnologia, São Carlos se destaca no país com diversas empresas contribuindo com competência e inovação para fazer a diferença. São Carlos carrega em seu DNA soluções tecnológicas voltadas para pesquisas, ensaios, testes e análises qualificadas, impulsionando a bandeira cientifica de São Carlos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques